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Experiência do cliente: 5 passos para encantar e fidelizar

Experiência do cliente: 5 passos para encantar e fidelizar

Olá, lindona!

Me diz… quem é que não gosta de entrar em um salão de beleza e dar de cara com um cafezinho quente, um ambiente confortável além de um atendimento de qualidade? Tudo isso faz parte da experiência do cliente.

Primeiramente vou te falar um pouco mais desse termo. A experiência do cliente é uma estratégia da área do marketing com o objetivo de proporcionar maior comodidade, bem-estar e SENSAÇÕES DIFERENCIADAS desde o momento desde o primeiro contato até o pós-venda.

É tão importante quanto o seu produto de fato. Costumo dizer que é como se fosse uma reação em cadeia:

Com clientes satisfeitas -> você tem uma maior chance de fidelizá-las -> a recorrência no salão é maior -> os lucros aumentam -> e a recomendação do seu serviço também.

Por isso, hoje vou te mostrar 5 dicas de como proporcionar uma experiência inesquecível para as suas clientes.

1. Atendimento

Antes de mais nada, vamos começar falando sobre o atendimento, que é a ferramenta mais essencial para a fidelização das clientes. Cada detalhe dessa comunicação deve ser feita cuidadosamente para que elas se sintam confortáveis e confiem no seu trabalho.

Tenho um post aqui no blog com 5 dicas de como você pode melhorar seu atendimento. Clique aqui para saber mais.

2. Aperitivos e bebidas

Ir ao salão é uma corrida contra o tempo. Muitas clientes acabam aproveitado o horário de pausa do trabalho – como cafés e almoço – para ir ao salão e fazer os procedimentos, mas acabam não comendo nem bebendo nada no meio do caminho.

Então oferecer aperitivos como um pedaço de bolo, torradas com geléia, bolachas de água e sal, podem ajudar e MUITO a vida delas nesse dia.

Além disso, outra dica é ter sempre bebidas geladas como água, sucos ou coquetéis não-alcóolicos para refrescar nos dias quentes. Em contrapartida, no inverno, ofereça bebidas como água natural, cafés e chás.

IMPORTANTE:

  • Disponha desses alimentos e bebidas cobertas por telas ou tecidos em um local isolado – pode ser em uma mesinha na recepção do salão – para não correr o risco de cair fios de cabelo ou outros resíduos;
  • Opte pelos descartáveis para evitar o acúmulo de louça;
  • A higiene também é extremamente importante, então mantenha o local limpo e o chão varrido para evitar migalhas de alimentos, além de ter sempre guardanapos de papel e álcool em gel disponíveis para a limpeza das mãos.
3. Mimos

Os mimos, brindes ou cortesias, como são chamados, deixam qualquer cliente feliz. Eles promovem a lembrança do seu estabelecimento e atendimento através de um objeto.

Você, como profissional cabeleireira, pode oferecer uma modelagem nos fios grátis, sachês de produtos como shampoos e condicionadores, óleos naturais, toucas de cetim.

No caso das crianças, você pode oferecer doces, mechas coloridas para colocar nos cabelos, tic-tacs, presilhas, faixas, xuxinhas, dentre outros.

Opções é o que não faltam! Há uma infinidade de brindes com ótimo custo benefício para você MIMAR suas clientes.

4. Música ambiente

Há diversos estudos sobre o poder das músicas nos comércios. Além de influenciar no comportamento da pessoas, ela também proporciona identidade ao salão, então aposte em sons ambiente relaxantes em um volume agradável para que não atrapalhe a comunicação, principalmente em dias de maior lotação.

IMPORTANTE:

  • Evite conversar com sua cliente enquanto estiver com os aparelhos que possuem altos ruídos como o secador;
  • Cuidado com as letras das músicas, lembre-se que pode haver crianças no local.
5. Decoração

A decoração é tão importante quantos os outros tópicos citados, mas muitas pessoas não valorizam o poder que ela tem. Aspectos como iluminação, disposição das cores e dos móveis podem trazer uma sensação de acolhimento e aconchego.

A pouco tempo fiz uma redecoração do meu estúdio e o resultado ficou fantástico. Recebi diversos elogios das minhas clientes.

Nesse vídeo, minha decoradora dá diversas dicas de como usar a decoração para proporcionar um experiência ainda mais agradável. Então aperta o play e confira:

Apostar na experiência do cliente é tão importante que existe uma aula só sobre como criar recorrência no seu salão no meu curso de Finalização.

Clique aqui para saber todos os detalhes do meu curso.

Gostou das dicas?

Então mãos à obra para colocar todas elas em prática!!!

 

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Kacau Diaz

Kacau Diaz

Fundadora da 1ª Marca 100% Clean Beauty do Brasil | Especialista em Cabelo | Mentora de Tricologistas e Dermatologistas | Professora de Profissionais da Beleza | Engenheira Química

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