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Toggle5 dicas (simples e práticas) para um bom atendimento
Olá, lindona,
Já entrou em algum estabelecimento e comprou um item apenas porque o atendimento era ruim? Já optou por um serviço mais caro apenas porque você foi bem recebida? Tenho certeza que sim!
Muitos profissionais cabeleireiros ainda não entendem o poder que um bom atendimento tem sobre seu negócio e acabam afastando a clientela.
Uma das coisas que mais prezo em meu salão é oferecer um bom atendimento às minhas clientes e por isso hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas preciosas e que você, profissional cabeleireiro, precisa URGENTE adotar..
1. Recepção:
Antes de mais nada, você deve recepcionar a sua cliente desde sua entrada até o momento em que ela for embora.
Além disso, para criar uma proximidade, busque chamá-las pelo nome e converse sobre assuntos que possam interessá-la, mas com muita ATENÇÃO!!! Se perceber que ela não quer conversar, não insista!
Lembre-se sempre que algumas pessoas não gostam de dialogar ou são apenas mais tímidas e é o papel do profissional identificar as características de suas clientes para não incomodá-las.
DICA: Para saber mais assista ao meu vídeo – #54 Protocolo de atendimento | Alinhe as expectativas
2. Acomodação:
Se o atendimento não for imediato, acomode a sua cliente em uma cadeira ou sofá, ofereça chá, café ou aperitivos até que ela seja atendida.
Sabemos que imprevistos também acontecem, algumas clientes desmarcam de última hora, mas você, profissional cabeleireiro, precisa ser transparente e cuidadoso com a agenda.
Então em caso de imprevistos ou atrasos, avise-as antes para que não percam viagem e nem gaste combustível indo até o salão.
DICA: Busque atender suas clientes no horário marcado, pontualidade é uma dica de ouro e transmite profissionalismo, comprometimento e cuidado com sua freguesa.
3. Seja respeitosa:
Lembre-se que você irá tocar a sua cliente e os cabelos dela, então peça licença e a permissão antes de tocar.
Além disso, explique tudo o que você for fazer nela, cada detalhe e cada passo a passo dos procedimentos. Mostre a ela os produtos que você está usando e aproveite para compartilhar dicas e técnicas de lavagem, e também cuidados em casa.
DICA: Clique aqui para saber mais sobre o que mais o profissional precisa entender para trabalhar com cabelos cacheados e crespos.
4. Ambiente confortável:
A sua cliente precisa estar confortável no momento do atendimento, então seja simpática e pergunte sempre se ela está bem, se está em uma posição agradável, se está sentindo dores ou não.
Esse tipo de atendimento e atitude demonstra CUIDADO e PREOCUPAÇÃO com a sua cliente.
DICA: Tenha atenção redobrada para as novas clientelas. A primeira impressão é a que fica! Frase clichê, mas que é a pura verdade.
5. O que não fazer:
Nunca deixe a sua cliente na cadeira de atendimento e saia para conversar com seus colegas de trabalho. Afinal isso pode passar uma imagem de desleixo e falta de comprometimento com o seu trabalho.
Não fale mal de outra clientes, nem fofoque sobre a vida de outras pessoas. Esse é o tipo de postura que gera desconfiança além de não passar profissionalismo.
DICA: Clique aqui para saber os 10 principais erros cometidos pelos cabeleireiros.
Faça o seu melhor sendo educada, simpática e amigável.
Se você ainda tem dúvidas e não sabe como pode melhorar o seu negócio e atrair mais clientes, então responda as seguintes perguntas:
A) Existem milhares de salões de beleza, mas o que diferencia o seu dos demais?
B) O que o torna melhor ou mais atraentes?
C) Se você fosse uma cliente, escolheria o seu salão ou o do concorrente? Por quê?
Esse é o momento para você refletir em suas respostas e descobrir os pontos a serem melhorados no seu salão para proporcionar um atendimento de primeira para as suas lindonas.
Gostou das dicas?
Então corra lá no canal do Youtube e assista aos vídeos da minha série exclusivamente para profissionais.
Acesse: Kacau Diaz – Missão Cachos e Crespos
Beijos!!!
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