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Toggle5 dicas + 2 segredos para você impulsionar seu salão no Instagram
Olá, lindonas!
Você é uma profissional cabeleireira e ainda não tem um perfil no Instagram para divulgar o seu trabalho? Então confira abaixo as 5 dicas + 2 segredos para você usar essa plataforma a favor do seu salão.
Vejo diversos profissionais liberais e pequenos empresários que AINDA não conseguem inserir as suas marcas nas plataformas digitais como Facebook, Instagram, TikTok, YouTube, LinkedIn, dentre outras.
Hoje é ESSENCIAL que toda a marca esteja presente em pelo menos uma dessas redes, principalmente com tudo o que estamos vivendo.
O Instagram é uma rede social GRATUITA de compartilhamento de fotos e vídeos e possui atualmente mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo.
Além disso a plataforma vem se transformando em uma vitrine para as marcas divulgarem o seu trabalho e criarem relacionamento com seu público, por isso a considero a mais indicada para os cabeleireiros.
Agora que você já entendeu a importância de estar presente na rede, vamos às dicas:
DICA 1 – Abrindo uma conta
Primeiramente você precisará baixar e instalar o aplicativo no seu celular. É GRATUITO!
É importante que você crie uma conta comercial para usar todas as ferramentas que o Instagram oferece para as empresas, mas se você já tiver uma conta pessoal com vários seguidores e clientes, também pode escolher por alterar sua conta pessoal para uma conta pessoal. Clique aqui para ver o passo a passo para a conversão de conta.
DICA 2 – Biografia
Antes de mais nada, você precisa entender sobre a chamada Bio do Instagram, que é o espaço para você colocar as informações do seu salão como nome, sua imagem de perfil, ramo de atuação, endereço e contato.
Além disso, para dar mais personalidade para a sua marca e destaque ao seu texto da bio, aposte nos emojis e nas hashtags próprias do seu salão.
Lembre-se também de sempre atualizar a sua foto de perfil. Ela possui um papel fundamental de identificar sua marca e deve sempre representar o momento atual da empresa.
Se atente em usar as mesmas cores e elementos visuais da marca para criar uma padronização e construir uma identidade forte e que seja memorável para seus seguidores.
DICA 3 – Postagem
O feed é o espaço para você postar sobre a sua marca, mas vai muito além de apenas mostrar os serviços oferecidos. Você deve sempre ter em mente que o Instagram é um espaço de troca. Veja como dicas de conteúdo para seu post para deixar seu perfil completo e funcional:
– Conteúdos de base: Busque fazer posts mostrando as técnicas, resultados, antes e depois dos cabelos ou outros procedimentos . Esse tipo de conteúdo despertará o interesse dos seguidores em conhecer o seu trabalho.
– Conteúdos de gratidão: Dúvidas sobre produtos, como cuidar dos cabelos em casa, dicas especiais de coloração ou qualquer dica envolvendo sua especialidade ou o universo dos cabelos. Esses conteúdos gratuitos são como uma recompensa para seu seguidor.
– Conteúdos de identificação: Esse é o espaço para você mostrar para seus seguidores o seu posicionamento como marca, ou seja, o que você defende. Aposte em frases, compartilhe notícias atuais relevantes e se posicione, mas lembre-se que é extremamente importante identificar o que você pretende defender, com quais as causas você se identifica e principalmente manter esse posicionamento na sua comunicação e nas ações fora da plataforma.
Por exemplo: Frases em prol das mulheres, sustentabilidade, aceitação do corpo ou cabelo etc.
Esse é o tipo de post que gera compartilhamentos alcançando pessoas que ainda não te seguem. Então capriche! Se gostarem e se identificarem com os valores da sua marca, passarão a te seguir.
DICA 4 – Story
Se você não tem o hábito de atualizar seus stories então é melhor repensar sobre isso. Essa ferramenta dentro do aplicativo do Instagram é ótima para o compartilhamento de conteúdos mais ágeis. A dica é publicar os chamados conteúdos espontâneos, podendo ser vídeos curtos mostrando o dia a dia do salão, resultados dos cabelos e a própria interação com seu público.
Não tenha vergonha de aparecer! Isso torna a sua marca mais humanizada e mais próxima de seus seguidores, além de criar mais do que uma conexão e sim um relacionamento.
Explore a ferramenta usando gifs, figurinhas, emojis e músicas. Faça enquetes, caixas de perguntas e quizes para conhecer melhor o seu público, assim será mais fácil criar conteúdos relevantes e assertivos.
Lembre-se, seja frequente nos stories para garantir que o maior número de pessoas veja sua publicação.
DICA 5 – Interatividade
Busque responder todos os comentários de seus posts ou dúvidas de clientes no direct e nos posts. Criar uma interatividade com seus seguidores é essencial para aproximá-los. E isso também demonstra respeito e atenção!
DICAS EXTRAS:
- Canva
A plataforma Canva é ótima e muito fácil de usar e o melhor é TOTALMENTE GRATUITA.
Se você está começando agora e não sabe que tipo de arte postar no feed ou história do seu Instagram ou não pode pagar um profissional para fazer esse trabalho, essa pode ser a solução. O Canva contém inúmeros templates e artes prontas desenvolvidas por profissionais para você adaptar para seu negócio. Basta realizar uma inscrição e usar.
Clique aqui para conhecer melhor a plataforma
- Freepik
Outra plataforma que pode ser muito útil para uma produção de conteúdo para seu perfil no Instagram é o Freepik.
É muito importante usar imagens de qualidade para criar suas artes e para isso eu indico esse site. Você pode encontrar diversas fotos profissionais gratuitas.
Confira algumas inspirações de postagens e stories para seu salão no perfil do Pinterest da Kacau.
Gostou?
Então crie agora mesmo o perfil da sua marca no Instagram e divulgue a ainda mais seu salão.
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